Isabel II tem já o mais longo reinado

Aos 89 anos é já a rainha há mais tempo no trono no Reino Unido. Marca recebida esta quarta-feira com admiração pelos súbditos de Sua Majestade e o toque dos sinos na Abadia de Westminster. Até no Parlamento, o acontecimento foi assinalado, mas como diz a Reuters a rainha não quis fazer da data um acontecimento, já que considerava que apenas representava que o seu pai Jorge VI tinha morrido cedo e que ela própria está a ter uma vida longa. Não queria comemorações, mas acabou por ceder a algumas pressões e concordou em inaugurar uma nova linha de comboios na Escócia. E foi nesse momento que fez apenas uma breve referência ao reinado.

"Muitos lembraram-se amavelmente de assinalar hoje outro marco, mas não foi algo que eu alguma vez tivesse pensado". Foram as palavras da rainha Isabel II, coroada a 2 de Junho de 1953, que ainda acrescentou: "inevitavelmente uma vida longa passa por muitos marcos – a minha não é excepção – mas agradeço-vos a todos e tantos outros em casa e no exterior pelas vossas comoventes mensagens e grande bondade".

Menos humildes foram as mensagens em Londres. O primeiro-ministro David Cameron não fez por menos: "A Rainha é a nossa rainha e não podíamos ter mais orgulho dela". Uma rocha de estabilidade, acrescentou. "Serviu o país com infalível grandeza, dignidade e decência e esperemos que possa continuar durante muito mais tempo".

Isabel foi coroada em 1953. Tinha 25 anos (nasceu a 21 de Abril de 1926). Era terceira na linha de sucessão, mas, sem esperar, esse dia rapidamente chegou. Depois da morte do seu avó Jorge V, assumiu o trono Eduardo VIII, que resignou para casar com a mulher que amou. Depois, a morte prematura do pai rei Jorge VI levou-a ao trono. Nesse mesmo ano, a Coreia estava em guerra, Stalin estava aos comandos da União Soviética e o Reino Unido anunciou que tinha a bomba atómica. Já estava casada com o príncipe Filipe, hoje com 94 anos, com quem teve quatro filhos (Carlos, Ana, André e Eduardo).

Desde que se tornou rainha conheceu 12 primeiros-ministros, tendo começado com Winston Churchill. Também conheceu, segundo a Reuters, 12 presidentes dos Estados Unidos da América de Truman a Obama.

Não apenas tem o reinado mais longo, mas, segundo uma sondagem publicada pelo Sunday Times esta semana, é considerada pelos britânicos a maior, à frente de Isabel I e Victoria, rainha do Império britânico. Hoje o "império" tem 16 reinos, incluindo Austrália e Canadá, abrangidos pela Commonwealth. A rainha é, por inerência, quem assume a presidência desta organização de países anglófonos. Além desta função, cabe à rainha nomear o primeiro-ministro de acordo com o resultado das eleições. Todos os anos a abertura da sessão parlamentar é marcada pela presença da rainha.